Os diferentes tipos de perfume

Boa noite belos, tudo bem?

Trouxe hoje uma curiosidade bem relevante, apesar de pensarmos muito pouco sobre isso, em relação aos perfumes. Vi no site BBel essa matéria e achei que seria ótimo compartilhar com vocês, pois achei super completa. Para quem quiser ver a matéria na íntegra, no site, é só clicar aqui.


Vamos lá??
Bem...
Costumamos chamar todos os produtos usados para nos perfumar de perfumes, mas esta não é a denominação correta. Isso porque as fragrâncias recebem nomes diferentes de acordo com a concentração de óleos  diluídos em suas fórmulas, eperfume (Parfum) é apenas um deles. De qualquer forma, na cultura brasileira o termo perfume é usado genericamente, sem levar em conta a concentração das essências.
Além dessa classificação há outras características que fazem da escolha de um perfume uma decisão individual que deve buscar o  equilíbrio entre gosto pessoal, ocasião em que será usado e preço. Conheça os tipos perfumes antes de decidir qual deles combina mais com você.
A concentração de óleos, também chamados de essências, é o que determina quanto tempo um perfume permanece na pele e a intensidade de seu aroma, embora muitas vezes a diferença entre as concentrações de uma mesma essência não seja imediatamente percebida pelo olfato.
Da mais alta concentração de essência a mais baixa, as fragrâncias são classificadas como Parfum (perfume), Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Splash.



O Parfum, perfume ou extrato de perfume possui a concentração mais alta de essência - aproximadamente entre 15% e 20% - o que lhe confere maior durabilidade na pele.
Não é a toa que essa qualidade de perfumes é mais cara, quanto maior for a concentração de essência perfumada, menos quantidade do produto precisamos aplicar para nos perfumar. Graças à alta concentração de essência, algumas gotinhas de parfum são capazes de nos manter perfumadas por até 20 horas depois de aplicados.


A palavra francesa eau   significa água em português, ou seja, o próprio nome indica fragrâncias mais diluídas e refrescantes.
O Eau de Parfum possui uma concentração intermediária de essências - aproximadamente, entre 10 e 15% - o que resulta em fragrâncias marcantes e duradouras, só que mais discretas que o perfume.
É ideal para aquelas pessoas que gostam de usar fragrâncias marcantes, mesmo durante o dia. Também combinam com baixas temperaturas.


O Eau de Toilette funciona como uma espécie de versão mais sutil dos perfumes, por isso são considerados ideais para os climas quentes e úmidos. A concentração de essência varia entre 5 e 10%. É indicado levar os frascos na bolsa e reaplicá-los depois de quatro horas, que, em média, é o tempo de fixação na pele.
A concentração de essências do Eau Cologne, ou colônia, é um pouco menor - varia entre 3 e 5%. Ele mantém o frescor pós-banho por mais tempo.


A baixa concentração de essências perfumadas do Splash - em torno de 1% - sugere o uso em maiores quantidades, principalmente, após o banhosensação de frescor é intensa enquanto dura   - não mais que três horas. São ideais para acrescentar à mala de viagem  para a praia.


As combinações entre diferentes essências (óleos) e outras substâncias dão origem a inúmeras fragrâncias. Embora as nuances que diferenciam os odores exalados por cada produto possam ser facilmente percebidas, normalmente as fragrâncias podem ser classificadas em um dos sete grupos principais: 

As fragrâncias amadeiradas tendem a ser mais marcantes, portanto, mais apropriadas para a noite, especialmente os óleos essenciais de cedro e vetiver, enquanto o patchuli e o sândalo são mais suaves. Normalmente as notas amadeiradas são combinadas às notas mais leves, como as cítricas e as de lavanda.


cheiro  almiscarado das fragrâncias de âmbar torna algumas delas inconfundíveis e exóticas. Mas elas também podem ser suaves e abaunilhadas, neste caso, próprias para o uso durante o dia.

As fragrâncias florais mais adocicadas, baseadas em notas de rosas, bergamotas e patchuli e fabricadas com substâncias extraídas de musgos especialmente de carvalhos, são consideradas bastante sofisticadas. Foram denominadas de Chipre por François Coty, em 1917.


Certamente você tem ou já teve perfumes com fragrâncias cítricas para uso diurno. A sensação de frescor proporcionada por  essências como as de limão e laranja   fazem dessas fragrâncias as preferidas de muita gente que quer conservar a sensação de limpeza após o banho durante todo o dia.
As fragrâncias tentam reproduzir os odores de madeira queimada, tabaco e couro. Possuem notas secas e marcantes.

A lavanda é uma fragrância tipicamente suave e casual. As essências compostas por lavanda, gerânio e bergamota são denominadas de filifolhas e apresentam aromas delicados.


As flores são a fonte natural de perfumes e aromas agradáveis ao nosso olfato. São chamadas de fragrâncias florais aquelas mais doces e delicadas extraídas das flores ou sintéticas. Por serem a base de uma grande variedade de perfumes, são subdividas em florais verde, aldeídico, amadeirado, frutal e bouquet flora.


Espero que tenham curtido este post curiosidade. Trarei outros em breve!!

Beijos,

Mari



Comentários

  1. Achei muito interessante a matéria sobre os diferentes tipos de perfumes.
    Gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Gosto mais de perfumes de alta fixação.

    ResponderExcluir
  3. adorei a matéria,sempre bom conhecer um pouco mais sobre esse item de beleza tão apreciado por todos.

    ResponderExcluir
  4. O perfume sempre foi a minha paixão, esse post foi demais!!!

    ResponderExcluir
  5. não sabia achei super interressante. amei :)

    ResponderExcluir
  6. Amei o post! Gostei da classificação Parfum (perfume), Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Splash, ajudou bastante a escolher o melhor perfume e principalmente o custo benefício. Eu sabia que existia diferença, mas não sabia distinguir os Eau de Parfum e o Eau de Toilette, agora sei. rsrs
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro os Eau de Parfum... mas os acho meio caros as vezes... e amooo perfumes florais!!!!

    ResponderExcluir
  8. adorei o post, eu no momento estou usando dolce gabanna light blue, ganhei de inicio não gostei muito, mas agoro amo esse perfume!!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse post, nao sabia que tinha tantos tipos...

    ResponderExcluir
  10. Amo perfumes, muito legal mostrar as classificações de cada um

    ResponderExcluir
  11. Amo perfumes, principalmente os mais sexy!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, post muito interessante. Adoro o blog e as dias. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Amei esse post. Muito interessante e esclarecedor. É por isso que muitas vezes passamos um perfume e logo sai da pele e achamos que esse perfume não vale nada. Na verdade devemos comprá-lo de acordo com as dicas. Se queremos uma fixação maior devemos usar perfume em vez de splash. Valeu a dica. Gostei muito.

    Carine Araujo Lima

    ResponderExcluir
  14. Bem esclarecedor esse post e bem escrito, adorei!

    ResponderExcluir
  15. Post muito bem produzido! Me esclareceu diversas dúvidas...

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante e esclarecedor.

    Caroline Marques

    ResponderExcluir
  17. Adoro perfumes, é sempre bom saber mais, para escolher melhor... adorei

    ResponderExcluir
  18. Aí eu do valor...post nota 10 pra aprendermos um pouquinho mais sobre "perfumes".
    Aylla Karina Schulte

    ResponderExcluir
  19. muito interessante a materia,adoro os florais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Love Story, de Chloe

Resenha Libre, de YSL

Resenha do Sí Passione, de Armani